Melhor qualidade no ensino

Analisando, atualmente, o ensino da língua  portuguesa dentro da sala de aula, percebe-se que a metodologia empregada por muitos professores (as), não corresponde com a realidade das dificuldades dos alunos.
Os enganos mais comuns são consequência dos fatores diretamente relacionados com: a má remuneração dos professores que gera desmotivação; a falta de recursos didáticos; a má organização pedagógica e a falta de perspectiva profissional, que culmina com o desinteresse dos alunos (as).
Por isso, o profissional da área de educação atual tem a responsabilidade de quebrar conceitos de formação arcaicos. 
Estabelecendo um modelo mais dinâmico e interativo, promovendo debates e discussões que desenvolva o posicionamento pessoal e crítico do aluno, não só em relação aos conteúdos estudados, mas, também, à sua realidade social.
É claro que a escolha da forma e dos conteúdos aplicados vai depender da criatividade do professor, respeitando a idade e a realidade social dos discentes.
Enfim, para que aumente o nível da qualidade de ensino, sobretudo nas escolas públicas, é preciso que haja maior envolvimento e influência externa por parte do governo, familiares, mídia e cultura.
Inclusão escolar


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UNEB
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT
Campus XVI – Irecê
Docente: Kátia Leite
Discentes: Edevaldo Lima, Giliardo Lima, Leandro Martins, Taís Fernandes e Tarley Dantas
Disciplina: Prática Pedagógica

11 comentários:

  1. O texto do seu grupo nos instiga a pensarmos que o objetivo da escola é ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

    ResponderExcluir
  2. Como seria bom que tivessemos professores bem remunerados, escolas cheias e com um nivel de ensino de alta qualidade,mas como vocês disseram só quando governantes, familia, escolas, mídia juntarem em torno desse objeto cumum.

    ResponderExcluir
  3. concordo com vocês,se houvesse melhor remuneração dos professores,eles planejariam uma prática pedagógica em que os alunos se interresariam mais,e os professores tomassem conhecimento das dificuldades dos alunos,as aulas seriam mais proveitosas e com mais aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, e ainda acrescento a Formação Continuada destes profissionais, como também um fator preponderante para a transformação de um sistema arcaico que ainda persiste nas escolas, em especial no ensino da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  5. Intervenção principalmente do governo, Giliardo que cria um projeto interessante como o Bolsa Escola entretanto, o único critério exigido do aluno é a presença em sala de aula. Não resolve o problema, cria-se mais... Ele oferece, neste caso, um desafio diário ao professor: ensinar alunos revoltados porque estão sendo obrigados pela família a manter-se durante 4hrs na escola para manter a renda. Que tal se esses critérios fossem elaborados por quem vive a realidade escolar? Resolver, não se sabe, mas melhoraria e bastante o ensino.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a má remuneração dos professores acaba deixando os desestimulados, mas a escola por não oferecer recursos necessários para um bom ensino, dificulta o trabalho do professor, a escola ainda é muito carente, precisa de verba, (a qual nunca chega). Se houve essa ajuda, a educação só ganharia.

    ResponderExcluir
  7. Falou e disse.. rsrs, afinal é muito mais fácil aprender de forma interatira, e divertida, do que simplesmente engolir um livro atrás do outro sem quê nem porquê! Outro questão important que vcs levantaram, é a necessidade do desenvolvimento crítico do aluno como cidadão, é mesmo indispensável...!!!!

    Gostei, gostei,e gostei!!
    :))

    ResponderExcluir
  8. O trabalho do grupo de vocês nos mostrou realmente a realdade muito clara do que vem acontecendo com a falta de comprometimento por parte de grande parte dos educadores, quando na verdade deveriam incentivar e dispertar no aluno curiosidades para buscar algo a mais.

    ResponderExcluir
  9. Realmente seria muito bom se os professores fossem bem remunerados e se as escolas fossem bem equipadas para assim proporcionar um melhor aprendizado aos alunos, tornando-os pessoas mais incluidas na sociedade.
    É necessário também que alguns professores melhorem sua forma de educar, que não se desmotivem por causa do péssimo salario que recebem nem por falta de equipamentes especificos, mais que pensem mais nos alunos(as) que estão formando.

    ResponderExcluir
  10. O texto do grupo ficou interessante,acredito que se professor tiver um estimulo como um bom salário,talvez o ensino avance,que os alunos recebam incentivo para se dedicar a escola,porém tem alguns professores,que mesmo não recebendo uma remuneração merecida desenvolve um bom trabalho se dedicando no desenvolvimento dos educandos.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vocês que ametodologia dos professores não coresponde a relidade do aluno e é por isso que a qualidade do ensino cai frequentmente. muito bom o texto parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir